Clipart

Persianas verticais e horizontais

Em relação ao formato, as persianas podem ser verticais ou horizontais, cada um com sua beleza e seus benefícios:

Persianas Verticais: indicadas para uso residencial e comercial, elas caem bem em qualquer ambiente, além de serem muito práticas. São muito usados para cobrir grandes áreas, devido ao seu modelo e formato, e possuem um sistema de controle de luz e privacidade, através da rotação das lâminas. Mais sofisticadas e elegantes, ampliam o ambiente dando a sensação de um maior pé direito e permitem que haja um melhor controle da luz exterior. Possuem uma variedade enorme de padrões e cores que vão desde o polyester, passando por PVC, alumínio, vidro, fibra natural e até as importadas em Jacquard e fibra de vidro anti-chama. Quando as aletas são verticais, o recolhimento é semelhante ao de uma cortina tradicional. Os trilhos são comumente encontrados em três versões: natural, pintado e revestido na lateral. Além disso, os bandôs - um acessório complementar da persiana vertical – também podem ser confeccionados em vários tecidos e modelos, dependendo do estilo desejado pelo cliente. Sua utilização é recomendada para proporcionar um acabamento mais bonito para a persiana, “escondendo” os trilhos. Veja abaixo três tipos mais comuns de bandôs, que podem ser revestidos com o mesmo material utilizado na fabricação da persiana:

Bandô de Alumínio: Ele é produzido em perfil de alumínio com 90mm de frente, e revestido com lâmina de tecido ou de PVC.

Bandô de PVC: É confeccionado em perfil de PVC com 90mm de frente e canto arredondado, revestido com lâmina de tecido ou de PVC, seguindo o padrão da persiana.

Bandô de Madeira: Produzido em madeira tendo como padrão a frente de 170mm. Utilizado para o acabamento de persianas verticais de tecido, seu revestimento é feito em tecido no mesmo padrão da lâmina da persiana. Há também a possibilidade de se revestir o bandô de madeira com folheado nos padrões Mogno ou em outros estilos mais rústicos ou envernizados.

Persianas Horizontais: Antes muito utilizados em ambientes comerciais, como escritórios, hoje também são bastante encontradas em residências. Possuem um preço mais em conta que o modelo vertical, e podem ser utilizadas para cobrir portas e janelas não muito grandes. Para cobrir áreas maiores, é necessário utilizar vários módulos da persiana. Ideal para instalação dentro do vão da janela, possui vários tipos de acessórios que a permitem funcionar entre vidros, atrás de portas e tetos inclinados. Entre os materiais mais utilizados em persianas horizontais estão: PVC, alumínio, madeira, bambu e fibra natural. Quando as aletas são horizontais, o recolhimento é do tipo rolô ou sobreposição das lâminas.