Clipart

Quais são os tipos de persianas?

Há uma grande variedade de modelos de persianas disponíveis no mercado, para todos os gostos e bolsos. Cores claras refletem mais luz, tornando o ambiente mais iluminado. Já as cores escuras protegem mais da claridade e oferecem uma sensação maior de privacidade e conforto. Conheça melhor os modelos de persianas existentes no mercado:

Persianas rolô: Funcionam como uma espécie de painel que, quando recolhido, fica enrolado. São práticas e servem bem a locais pequenos, mas possuem a desvantagem de não serem ajustáveis (só é possível controlar o quanto estão abertas, e não a distância e a inclinação das lâminas, já que elas não existem nesse modelo). Podem ficar esticados, à meia altura ou totalmente recolhidos no rolo superior. Dessa forma, não é possível controlar muito bem a entrada de luz, já que o próprio modelo e o material de que são feitas permitem que haja uma pequena entrada de luz entre os painéis. Podem ser de vários materiais, sendo mais usado com blecaute de vinil. Os materiais têm diferentes graus de proteção e visibilidade, e os mais utilizados são a tela solar (fibra de vidro + PVC), o bambu, a madeira e diferentes tecidos. Ideal para um visual moderno, a cortina rolô dá amplitude a cores e texturas, deixando o ambiente harmônico e clean. Pode ser produzida com acionamentos mono controle ou motorizada, o que inclui um custo adicional.

Persianas romanas: Seus módulos estruturados com varetas de sustentação conferem um aspecto moderno e funcional ao ambiente. Seu design preenche o ambiente com elegância e sofisticação, e chama a atenção por sua leveza ao compor uma decoração, combinando com qualquer tipo de decoração. Ela se dobra à medida que é suspensa, e quando fechada, os locais das dobras formam listras horizontais nos painéis. Quando abertas, lembram a aparência de uma cascata, com várias camadas retangulares de painéis, uma abaixo da outra. Além de tecidos nobres, como seda ou fibras naturais, podem ser de blecaute de vinil ou tela solar (fibra de vidro com PVC), este último dando um efeito translúcido à iluminação.

Persianas Venezianas: São as mais populares. Com o bastão plástico, preso na lateral, regula-se a inclinação das lâminas, que podem ser fechadas inclinadas para baixo, inclinadas para cima, ou podem ficar retas (lâminas na horizontal, posição utilizada para subir e descer a trave de baixo, que sustenta as lâminas e que abre e fecha a persiana). Com o cordão pode-se abrir e fechar a persiana: quando quisermos levantar a trave de baixo (abrir a persiana), devemos inclinar o cordão para a esquerda e puxá-lo. Quando ela atingir a altura desejada, inclina-se no fio para a direita que promove a trava. Já quando elas estiverem abertas e quisermos fechá-las, devemos inclinar o cordão para a direita para ele destravar a engrenagem e soltamos devagar o fio para a trave de baixo descer.

Persiana Celular: A persiana celular caracteriza-se pelo formato inovador, com células simples ou duplas. Possuem alta tecnologia, formando hexágonos ou células com o formato parecido com o de uma colméia. Além disso, elas possuem propriedades que filtram os raios ultravioletas e ainda uma propriedade antiestática, que reduz o acúmulo de poeira. Possuem versões translúcidas, semi blackout e blackout. Podem ser produzidas em uma grande infinidade de tecidos e materiais, resultando em um design moderno e ousado.

Painel: Beleza, suavidade e um design clean são os pontos fortes dos painéis. Além disso, possuem a vantagem de cobrir grandes áreas com facilidade e eficiência. São uma excelente solução para grandes vãos, pois possuem inúmeras opções de abertura e recolhimento. Os painéis são fixados ao trilho através de velcros, tornando a limpeza mais fácil. A variedade de coleções de tecidos naturais, sintéticos, rústicos, transparentes e telas solares se aplicam à todos os estilos de decoração.

Persiana de Teto: Elas são a solução ideal para a proteção solar interna em tetos de vidro, clara bóias e jardins de inverno. Proporcionam aos ambientes conforto térmico, controle dos raios solares e o controle da luminosidade do ambiente. Possui a vantagem de ocupar muito pouco espaço e ser esteticamente bonita, podendo ser produzida em diversos materiais. Os acionamentos podem ser os mais variados possíveis como: sistema em bastão, trilhos deslizantes, interruptor ou controle remoto para cortinas motorizadas etc.

Persiana Plissada: Também conhecidas como “favos de mel”,  podem ser puxadas em uma direção vertical para cima ou para baixo, tendo uma aparência que é uma mistura entre a veneziana e a romana. Elas são feitas de partes sólidas como as romanas, mas, como se movem para cima e para baixo, ficam se parecendo às venezianas quando estão fechadas. Oferecem uma ampla variedade de tecidos, texturas e cores, são resistentes e práticas. Podem ser combinadas com cortinas tradicionais, bloqueando os Raios U.V., enquanto oferecem um design suave para o ambiente.

Persiana Personalizada: É possível também personalizar uma persiana, utilizando qualquer imagem com boa resolução. Fotos de família, um mosaico de fotos, uma imagem de um personagem preferido da criança, uma imagem de uma cachoeira, entre outros, todos oferecem uma decoração única e original, bem proporcional ao gosto do cliente e que é bem criativo. Se você tem uma foto especial e gostaria de fazer sua persiana com esta imagem, procure uma loja especializada em persianas que façam este serviço. Ele custa mais caro, mas é garantia de um produto exclusivo e original. Para não pesar na decoração, escolha itens neutros para compor o resto do ambiente.

Dentre os materiais mais utilizados na fabricação de persianas estão: PVC, tecidos, madeira, bambu, alumínio, tela solar, fibra de vidro, fibra natural etc. A escolha dependerá do modelo escolhido (alguns materiais não se adaptam bem a alguns modelos), do grau de visibilidade/luminosidade desejado e do estilo e decoração do ambiente onde a persiana será instalada. Além disso, é preciso também considerar as características do ambiente. As fibras naturais, por exemplo, não podem ser usadas em locais onde há muita umidade. E quando o material não tem boa resistência aos raios – ou permite passar muita claridade – a solução é combinar à persiana um rolô blecaute.